RSS
  Whatsapp

Prefeitura de Floriano vai decretar "lockdown" neste final de semana

Compartilhar

 

A Secretaria de Saúde de Floriano realizou na manhã desta quarta-feira, 05, reunião com representantes do comércio lojista do município. O encontro discutiu a taxa de transmissibilidade do novo coronavírus e qual o impacto que isso tem no comércio local. 

James Rodrigues, Secretário de Saúde de Floriano, explicou que a taxa de transmissão do vírus está em alta em todo o território Entre Rios na região de Floriano. Esse dado tem chamado atenção das autoridade de saúde, pois com o aumento dos casos, existe a possibilidade de superlotação do Hospital Regional Tibério Nunes que assiste toda a região sul do estado. 

"Estamos estabelecendo frentes de combate à circulação do vírus como testagem em massa dos funcionários de atividades privadas, onde os representantes aqui presentes se comprometeram comprar testes e fazer esse amplo trabalho em parceria com a Secretaria de Saúde de Floriano que vai disponibilizar profissionais e equipamentos de proteção individual para testagem nas empresas", disse. 

Outra decisão informada aos representantes, diz respeito ao fechamento total, possivelmente, a partir do próximo final de semana de todo tipo de atividade comercial. Estarão aptos a abrir apenas farmácias e postos de gasolina localizados em rodovias."Não adianta todo o poder público, empresários, comerciantes, sociedade civil organizada se unir contra o novo vírus se temos algumas pessoas que descumprem as medidas de isolamento. Por um, todos pagam", finalizou James Rodrigues.

Atualizada às 18h06

O decreto foi assinado na tarde quarta-feira, 05, pelo prefeito Joel Rodrigues. O documento de nº 089, de 5 de agosto de 2020, que dispõe acerca do funcionamento de estabelicimentos e demais atividades durante os finais de semana. As novas medidas de prevenção ao novo coronavírus foram adotadas considerando o crescimento da taxa de transmissibilidade do novo coronavírus, bem como o aumento de casos registrados em Floriano.

Através do novo decreto, as autoridades municipais estabeleceram o "Lockdown", ou seja, fechamento total do comércio pelos próximos dois finais de semana: dias 8, 9, 15 e 16 de agosto. Estão excetuadas das novas medidas, os serviços como farmácia, imprensa, serviços de saúde, autoatendimento bancário, postos de combustíveis localizados às margens de rodovias e serviços de delivery exclusivo para alimentos.

O decreto que terá validade a contar deste final de semana busca conter a aglomeração de pessoas durante o período considerado de maior movimentação, inclusive de eventos clandestinos e, em consequência, dos novos contágios da doença. De acordo com o prefeito Joel Rodrigues, o decreto também considerou o crescente número de pessoas com casos graves que necessitam de internação no Hospital Regional Tibério Nunes.

Fotos: Lukkas Silva
 

Mais de Cidade