RSS
  Whatsapp

Hospital Tibério Nunes chega a 100% de lotação de leitos clínicos e de UTI

Compartilhar

 

O Hospital Regional Tibério Nunes de Floriano chegou neste sábado (13) a sua capacidade máxima de receber pacientes para tratamento contra a Covid-19, seja para internação em leitos clínicos, seja para leitos de UTI. A informação foi confirmada ao Portal Oxen com exclusividade pela médica Márcia Dias que coordena o setor no hospital. Das 25 vagas em leitos clínicos, todas estão ocupadas. Bem como na ala de leitos de UTI que são 20 e não há vaga pra ninguém.

Ainda na noite de ontem, sexta-feira (12), em conversa com o médico Justino Moreira, este já havia adiantado que o sistema de saúde do HTN não suportaria muito tempo. Junto com o número de internações, o receio das autoridades de saúde é que o número de mortes também aumentei. 

Agora, com o colapso na região, o HTN procura vagas em outros hospitais da região para enviar seus pacientes como São Raimundo Nonato, Oeiras e Uruçuí. 

O Conselho Regional de Medicina (CRM) e entidades ligadas aos profissionais de saúde divulgaram nota pública na sexta-feira (12) defendendo a suspensão total de atividades não essenciais, devido o agravamento da pandemia. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) também integrou o comunicado. 

Assinam a nota o Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), a OAB Piauí, Conselho Regional de Enfermagem- COREN-PI e do Conselho Regional de Fisioterapia- CREFITO-14. As entidades alertam à sociedade e aos gestores piauienses para a adoção de medidas mais rígidas e eficazes para a preservação da vida humana no momento de pandemia. 

A nota conjunta expõe a situação real do sistema de saúde em decorrência da grande quantidade de casos e óbitos causados pela Covid-19. 

O aumento do número de casos e óbitos pela Covid, a circulação das novas variantes do coranavírus, a ocupação de 100% dos leitos de UTI, a lista de espera, a escassez de insumos e medicações no mercado, o ritmo lento de vacinação, dentre outros assuntos foram abordados no documento.

Denilson Avelino

Mais de Cidade