Secretários municipais de Saúde localizados na chamada Chapada das Mangabeiras, no Sul do estado, se reuniram nesta sexta-feira (01) com o secretário estadual de Saúde, Neris Júnior, para solicitar melhorias na rede hospitalar da região.
Durante o encontro, intermediado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI), os gestores apresentaram a necessidade de ampliação da estrutura hospitalar na região para evitar que os pacientes precisem se deslocar para atendimento em Teresina.
“É uma área que tem um vazio assistencial e uma fragilidade muito grande no SUS. A necessidade é a criação de um centro especializado, levarmos médicos especialistas para essa região, aumentarmos a oferta de exames e garantirmos a regulação dos serviços ofertados naquela região”, disse Leopoldina Cipriano, vice-presidente do Cosems-PI.
Após discussão dos principais pontos apresentados pelos gestores municipais, a Sesapi se comprometeu a reunir sua equipe na próxima segunda-feira (04), para iniciar a discussão da organização da regulação. A previsão é que a pasta apresente uma resposta às solicitações em um prazo de 15 dias.
Além destas questões, o Cosems-PI apresentou a necessidade de ações para promover a campanha “Vacina Mais Brasil”, em todo o estado. “Existem pessoas que estão com suas cadernetas de vacinação em atraso, de todas as vacinas, inclusive contra a covid-19 e a influenza”, lembrou Cipriano, que também é secretária de saúde de Miguel Alves.
Pandemia
Na ocasião, também foi discutida a situação epidemiológica na região da Chapada das Mangabeiras. “A Sesapi disponibilizou os testes de covid-19. O crescimento de casos é bastante significativo, mas a ocupação de leitos permanece em uma situação tranquila”; concluiu a vice-presidente do Cosems-PI.
Fonte: CidadeVerde
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar