RSS
  Whatsapp

Governo do Estado entrega Títulos de Terras para famílias de assentamento em Buriti dos Lopes

Mais de 180 famílias de pequenos produtores (agricultura familiar) estão sendo beneficiadas no assentamento Canto do Cajueiro, por meio do trabalho de regularização fundiária desenvolvido pelo Interpi

Compartilhar

 

Será, nesta sexta-feira (20), a entrega solene dos Títulos de Propriedade Definitiva de Terras para os trabalhadores e trabalhadoras rurais do assentamento estadual Canto do Cajueiro, no município de Buriti dos Lopes.

A solenidade de entrega dos documentos de propriedade fundiária faz parte da agenda oficial da governadora Regina Sousa para a região Norte, incluindo Parnaíba, Bom Princípio e Buriti dos Lopes. O evento contará também com a presença do diretor-geral do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Chico Lucas, e será realizado a partir das 14h20, na Unidade Escolar Francisca Trindade.

Por ser o órgão estadual responsável pelo programa de regularização fundiária no Estado, o Interpi, com o apoio de recursos oriundos de projetos e ações governamentais, executou todas as atividades para a demarcação e titulação no assentamento, fazendo o levantamento georreferenciado e cadastramento das famílias dos pequenos agricultores ocupantes para abertura e trâmite de processos administrativos.

Dentre as atividades obrigatórias para a finalização do processo de regularização do imóvel público do Estado, no qual estão assentadas as 182 famílias, a parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar-PI) possibilitou a emissão de Cadastros Ambientais Rurais (CAR) para todos os beneficiários titulados, realizado pelo Centro de Geotecnologia Fundiária e Ambiental do Estado do Piauí (CGEO).

O objetivo do CAR  é registrar informações imprescindíveis, como as Áreas de Preservação Permanente (APP), a Reserva Legal (RL), além de outras formas de vegetação nativa e também alocação de cursos d’água.

A doação de terras para os trabalhadores e trabalhadoras rurais da agricultura familiar é garantida pela Lei de Regularização Fundiária Lei nº 7.294/2019 e resulta do trabalho multidisciplinar desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do Interpi para realizar todos as etapas do processo de regularização fundiária dos imóveis rurais públicos.

Fonte: Governo do Estado do Piauí

Mais de Piauí