A Prefeitura de Teresina estuda a criação da Secretaria Municipal de Saúde e dividir a Fundação Municipal de Saúde (FMS) em três diretorias.
O projeto está sendo elaborado a pedido do prefeito Dr. Pessoa (MDB) e será encaminhado em janeiro à Câmara Municipal.
A ideia de Dr. Pessoa é voltar a hierarquia anterior que chegou a existir na gestão do prefeito Firmino Filho.
A proposta é de instituir a Secretaria Municipal de Saúde, que vai gerenciar a questão administrativa, uma Fundação para cuidar dos hospitais e UBS e outra fundação para cuidar da assistência básica de saúde.
O organograma existia na gestão passada, foi mudada quando o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes assumiu a Fundação e defendeu um órgão mais conciso, enxuto.
O prefeito Dr. Pessoa quer dividir a fundação para otimizar os serviços de saúde, melhorar a relação do presidente Gilberto Albuquerque com as instituições médicas e de saúde. Outra vantagem é agilizar as demandas que são grandes na FMS, já que o órgão administra um dos maiores orçamento do município.
O projeto conta com a resistência de grupos dentro da prefeitura e do presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque. Segundo ele, a divisão em diretoria não trouxe bons resultados nas gestões passadas.
A mudança terá que partir de um Projeto de Lei enviado pelo Executivo ao Legislativo e para ser colocada em prática necessitará do apoio da maioria dos vereadores.
Dr. Pessoa, que é médico, defende mudanças na Fundação e busca apoio para sua reforma administrativa que pretende fazer no início do próximo ano.
O Cidadeverde.com teve informação que amanhã haverá uma reunião entre o vereador Renato Berger, líder do governo, com o prefeito e secretários para tratar que novos projetos que serão encaminhados à Câmara Municipal.
Fonte: CidadeVerde
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar