RSS
  Whatsapp

Creche da Nova Ceasa auxilia no desenvolvimento dos filhos de feirantes

Além de reforço educacional, o centro infantil oferece espaço para repouso e lanche à base de frutas frescas, das mesmas que são comercializadas na Nova Ceasa

Compartilhar

 

O Centro de Recreação e Reforço Infantil da Nova Ceasa é um espaço que atende filhos e netos de feirantes da central de abastecimento. O local oferece todo o apoio às crianças, como reforço escolar, lanche, brincadeiras, leitura, entre outras atividades pedagógicas. Os pequenos recebem também acompanhamento nutricional, com alimentação à base de frutas e sucos, verduras e legumes plantados e colhidos na horta, e de saúde, com acompanhamento do cartão de vacina.

Para o diretor-presidente da concessionária, James Andrade, dar esse suporte às famílias que fazem a Nova Ceasa contribuir para a tranquilidade e trabalho dos permissionários e ainda mais para o futuro das crianças. “Nós tivemos a possiblidade de resgatar a autoestima dos comerciantes que fazem a Ceasa. A PPP não é só sobre as melhorias estruturais, limpeza e segurança do entreposto, mas é também sobre responsabilidade social, oferecendo segurança alimentar para quem mais precisa e dando apoio às famílias trabalhadoras da Ceasa que podem deixar seus filhos e netos a partir da 5h da manhã e lá eles vão receber toda a atenção, apoio escolar e realizar atividades educacionais”, explica James.

As atividades começam com o reforço escolar. Sandra Oliveira, pedagoga que coordena a creche da Ceasa, afirma que acompanha as atividades escolares das crianças para oferecer o reforço de forma apropriada e consistente. “Nós visitamos as escolas deles para ver quais os livros que eles usam, como é a plataforma, a didática dos materiais. Tudo isso melhora o aprendizado dessas crianças”, afirma.

Os espaços para as crianças são amplos e bem coloridos. O centro também conta com uma área de repouso, com camas e cobertores confortáveis, e até bichinhos de pelúcia, para as crianças que chegam em horários muito cedo, como, às 5h da manhã, que é quando a maioria dos feirantes abrem suas barracas. “Os familiares não têm com quem deixar essas crianças, por conta desses horários diferenciados. Não têm babá para chegar na sua casa às 3h da madrugada. Então, quando os pequenos vêm nesses horários bem cedo, temos aqui um quarto onde eles dormem antes de ir para as atividades”, explica Sandra.

A creche atende cerca de 20 crianças e também é aprovada pelas mesmas, que se sentem mais seguras no espaço. “Antes, eu ficava sozinha em casa, mas minha mãe tinha muito medo. Ela falou com a tia Sandra, que nos recebeu aqui e agora está bem melhor”, afirma a pequena Maria Júlia.

Fonte: Governo do Estado do Piauí

Mais de Piauí