O secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, informou nesta quinta-feira (22) que estão sendo investigados 102 óbitos que teriam sido causados pela Covid-19 no Piauí.
Com o aumento de mortes em março, considerado o mês mais letal da covid-19 no estado, ocorreu um acumulado e houve a elevação de casos suspeitos.
Segundo o secretário, que coordena o Comitê de Operações de Emergência (COE), as mortes ocorreram em diversas datas deste ano de 2021, antes do fechamento do diagnóstico clínico para a doença. De acordo com a Sesapi, a investigação epidemiológica “quer evitar distorções ou equívocos sobre qual patologia provocou o óbito do paciente”.
Herlon Guimarães, Superintendente de Atenção à Saúde, explica que um dos "equívocos" é desconsiderar na causa do óbito um câncer em estágio terminal, AVC ou traumatismo, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus. A Secretaria de Estado da Saúde divulga no boletim diário os óbitos das últimas 24 horas e também os óbitos retroativos que estavam em investigação, foram confirmados e automaticamente computados no sistema.
"É importante que a população tenha ciência que no boletim que divulgamos diariamente constam óbitos do dia e óbitos acumulados que entram no sistema e contribuem para elevar as estatísticas”, afirma o Superintendente.
Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Piauí já registrou 232.049 casos e 4.858 mortes pelo novo coronavírus. O último mês de março foi o mais letal desde o início da pandemia no Estado.
Fonte: https://cidadeverde.com
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar