Nós estamos no auge da negociação para o pleito 2020. Acordos e jogadas são feitas para chegar até a tão sonhada cadeira de prefeito, mas existem acordos que não agradam a ninguém. Nem ao povo que é o maior interessado.
Depois que a aposta da oposição Almir Reis, desistiu da sua pré-candidatura, se abriu uma lacuna por ser preenchida e “do nada”, surge o nome do ex-presidente da CODEVASF, Avelino Neiva, como salvador da pátria. Como se ouvisse o “clamor popular” para ser candidato a prefeito pela oposição. Fora do cargo na CODEVASF desde 2019, Avelino sempre esteve pelos bastidores da política. É a personificação do que chamamos de raposa política.
Experiente articulador político, negociador e coordenador de campanha, Neiva não dá ponto sem nó. É como dizem por ai… Ninguém tem uma trajetória tão longa se não tiver o que “dar” em troca. E se essa pré-candidatura chegar até as convenções, será a primeira campanha dele mesmo como candidato, mesmo já tendo eleito deputados estaduais, federais, governadores e senadores. Mas isso não soa engraçado? O fato de Avelino NUNCA ter sido candidato?
Na Princesa do Sul, a última vez que ele mergulhou de cabeça em uma campanha, elegeu de maneira surpreendente, o ex-prefeito Gilberto Junior que não precisamos lembrar que foi desastroso. Mas com o aval de Almir Reis, já articulou que em seu grupo já tem quase 40 pré-candidatos a vereador. Esta semana lançou um vídeo institucional falando sobre sua pré-campanha a prefeito e mostrando que não está para brincadeiras. Junto com Avelino vem uma “carrada” de marqueteiros, especialistas, pesquisadores.
Outro nome que se colocou como pré-candidato foi Mauricio Bezerra com um discurso amarrado e baseado na nova política e boa administração, mas que caí por terra quando junta seu grupo tudo o que Floriano considera como velha guarda da política. Um de seus principais apoiadores é um ex-prefeito que não conseguiu ser eleito nem como vereador em sua última campanha.
Não faz muito tempo, Maurício era ferrenho defensor da atual gestão. Agora, me pergunto, o que ele falará nos palanques? Em suas próprias palavras, entusiasmadas demais pelo tempo que falta para a efetivação de sua candidatura, ele já conta com partidos políticos, apoios de deputados e vereadores e 55 pré-candidatos a vereador, soma-se a isso, centenas de lideranças que o apoiam (palavras dele, via Facebook).
Maurício Bezerra se coloca como “VENCEDOR”, mas acho que ele esqueceu quem o empurrou pra essa trajetória vitoriosa. Agora, dizem seus próprios interlocutores nos bastidores, que a chance de união com Avelino Neiva é quase certa (digamos, 80% pelo andar da negociação). A união desses dois grupos significa que a velha política está de volta querendo comandar Floriano novamente?
Os nomes realmente são novos para apreciação como prefeito, mas são velhos conhecidos. Como administrar tanto ego dentro de uma mesma campanha? Se eu fosse apostar, acredito que essa negociação não vai dar em nada.
Mas, um velho político disse uma vez: Ao redor do buraco, tudo é beira.
Allan Aquino é formado em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí e acompanha a movimentação política florianense.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar