RSS
  Whatsapp

Onde estão as referências negras de Floriano?

Compartilhar

 

Entra ano e saí ano e pra muitos as discussões sobre o Dia da Consciência Negra são as mesmas! Fala-se tanto em respeito, mas o que vemos nas manchetes dos jornais nos faz refletir: estaríamos regredindo? Pensando nisso e entendendo quão importante a consciência e o respeito são para criarmos mecanismos de combate ao racismo enraizado em nossa sociedade fui procurar em minhas lembranças quais as representações de negritude que tive, além de parte da minha família.

Infelizmente são poucas ou quase nenhuma. O mais interessante disso tudo foi despertar minha negritude de maneira tardia. Sim, claro! Não vou ser hipócrita em dizer que minhas prioridades eram outras. Talvez hoje soe até como egoísmo, mas há uns anos era questão de sobrevivência. Em outra oportunidade conto mais sobre isso!

Bem, como falei no primeiro parágrafo, o que seria mais importante do que consciência e respeito neste momento? Na minha visão (e os comentários do portal estão abertos para a discussão), o que precisamos neste momento é de representação. E muitas vezes nos perguntamos: Mas como podemos nos sentir representados quando a maioria dos espaços é ocupada por brancos com seus inúmeros privilégios (outra polêmica!)?

Ora, se você der uma olhada em volta, nós temos hoje aqui em Floriano bons exemplos de representatividade. E precisamos não somente admitir o espaço que essas pessoas ocupam, mas fortalecer e entender que a luta, a militância é travada todos os dias. Alguns levantam bandeiras, outras não. Mas isso desmerece ou desqualifica a objetivo! De forma alguma!

Fiz uma lista com alguns nomes de negros que gostaria de destacar pela contribuição de alguma maneira. Lembrando que esse é um artigo de opinião. A lista abaixo reflete apenas o pensamento do autor. Podem, como já disse, discordar ou até incluir outros nomes nos comentários! Ou esse podem ser o começo de uma lista que será aumentada a cada ano… vamos lá?

Irisneide Máximo

Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí, Irisneide cursou História na Uespi e se tornou, após apresentação de sua dissertação, uma das poucas fontes piauiense a tratar sobre um tema que remonta o nascimento do país e que foi sempre marginalizado: prostituição. Seu estudo foi creditado com louvor ao relatar os mecanismos históricos, culturais e econômicos da prostituição em Floriano com foco em três dos cabarés mais conhecidos da região. Vale a pena conhecer a pesquisa e entender como uma profissão marginalizada ajudou a Princesa do Sul a crescer e se desenvolver.

João Vitor

Temos aqui outro estudante de História. O jovem João Vitor é fundador do Movimento Sarau Dikebrada. A ideia é levar cultura e educação para áreas marginalizadas da cidade. O grupo que começou tímido, hoje ganhou forma e leva centenas de jovens para praças, quadras e espaços públicos levando a cultura negra nas suas mais diversas áreas seja na música, artes e até gastronomia.

Elineuza Ramos

Atual secretária de Cultura, Esporte e Lazer de Floriano, Elineuza é um aula de negritude. Da cabeça aos pés. A eterna musa do carnaval de Floriano tem uma história sólida na ocupação de espaços e incentivo às artes e cultura negra. Ativista do Movimento Dandara, Elineuza personifica o que há de mais forte nas raízes africanas: é mulher, forte e guerreira. Sentar para conversar com ela é uma verdadeira aula de história sobre o movimento negro de Floriano.

Sidney Conrado Amorim

Professor de História e coordenador pedagógico do Colégio Impacto. Quem conhece o professor Sidney sabe quão versátil tem sido na construção e desmitificação do ambiente escolar. Responsável por tirar ideias do papel e executar gincanas e eventos educacionais memoráveis, Sidney é um educador compromissado com as novas tendências da escola do século XXI, ou seja, o ambiente escolar é para se aprender e também se divertir.

Joel Rodrigues

Sim! O prefeito de Floriano é um homem negro e com um currículo de fazer inveja a muitos políticos brancos por aí. Com uma vida público que se aproxima dos 30 anos, Joel começou como vereador, veio da periferia e construiu uma carreira sólida. É hoje uma das principais lideranças da região sul do Piauí, está no terceiro mandato como prefeito e tem alta popularidade. Para quem deseja seguir a carreira política, a história do garoto da Sambaiba que se tornou prefeito contra toda a hegemonia e casta branca da cidade é uma boa pedida!

Jakeline Santos

Você pode até não saber, mas a professora Jaqueline santos é responsável por um dos torneios femininos de futebol mais tradicionais do Piauí. Equipes de todo o estado e do maranhão participam da competição. Além do incentivo ao futebol amador feminino e masculino, Jaqueline é responsável pelo cenário do entretenimento alternativo em Floriano como uma das cabeças da Frida Produtora. Ela está por trás das festas Frida e Apimentadas.

Diêgo Ney Guedes

Nutricionista Formado pela Faculdade de Ensino Superior de Floriano – FAESF. Diego se tornou um dos nutricionistas mais procurados em Floriano e região. Por conta das constantes mudanças do corpo humano, o nutricionista está sempre me busca de novos conhecimentos e este talvez seja um dos seus diferenciais.


Jaqueline Monteiro

Vai ter outras secretária municipal sim! Jaqueline monteiro é formada em Educação Física, milita nas fileiras do PC do B há muito tempo, mas sempre preferiu os bastidores. Ao ser anunciada como Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, muita gente torceu o nariz, mas ela mostrou que sabe o que fazer. Exemplo disso foi o carnaval de Floriano. Lotação de hotéis recorde, milhares de turistas e milhões de reais em renda para o município. Floriano voltou a ser cidade-sede de diversos eventos e isso é, em parte, mérito do trabalho da secretária negra Jaqueline Monteiro.

Jayrah Ribeiro

Pra fechar com chave de ouro! Ela que é hollywoodiana! Jayra Ribeiro é jornalista, florianense e empreendedora. Dona da HIT comunicação essa mulher é um furacão de ideias. Responsável pelo posicionamento de imagem de diversas empresas em Floriano, Jayra é uma líder nata e está sempre antenada sobre as novidades do marketing e com sua produtora ela vem desbravando o mercado de Floriano e região sempre apresentando peças publicitárias de alto padrão.

Bem, pessoal! Essa lista não é algo para delimitar ou apontar se alguém é melhor. Longe disso! Esse é um simples exemplos que temos sim nomes para nos orgulhar! E aí está só uma parte. O que nós precisamos é dar visibilidade cada vez mais e ocupar espaços. Pois como disse a atriz Viola Davis certa vez ao receber mais um prêmio da carreira… “não há como atuar em papéis que simplesmente não existem”! Representatividade é a palavra desse 20 de novembro!

Autor: Denilson Avelino
Arte: Igor Cruz

Mais de Opinião