O AMOR ACABOU
Muito alardeada pela imprensa estadual, o rompimento de WD e Ciro não é novidade e quem acompanha a política de perto, sabe que essa situação mais cedo ou mais tarde um dia iria acontecer. Ciro nunca escondeu que pensa em governar o estado pós-WD. Desde a eleição que o alçou ao segundo mandato como senador, ele vem trabalhando para tal. WD, na manobra em que deixou Themístocles Sampaio e Marcelo Castro de mãos abanando para a vice-governadoria mostrou para Ciro que em terra que Índio manda, às vezes, querer não é poder.
CRESCIMENTO
Mas esse rompimento é visto como uma investida do petista para tentar blindar o crescimento de Ciro no interior do estado. No jogo do poder, o Partido dos Trabalhadores esperavam que Bolsonaro expurgasse o presidente nacional do Progressistas, mas não contavam com astúcia de que envolto a tantos escândalos no seu governo, o próprio PR decidiu enviar um emissário em busca do apoio de Ciro e seu pares. Essa eleição de novembro será um termômetro para medir forças. Nessa guerra, duas cores irão predominar no front: azul e vermelho.
PAVÃO MISTERIOSO
Nessa batalha, advinha quem ressurgiu das cinzas como quem não quer nada? Ele mesmo! O trator mais famoso do Piauí: Wilsão! Essa semana ele deve se reunir com WD para um café das cinco. Se Wilson Martins decidir embarcar no governo do Índio, quero ver como vai ficar Gustavo Neiva, único deputado do PSB na Alepi. Vôti!
FLORIANO
Quem ficou numa situação difícil, uma verdadeira “sinuca de bico” foi o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues. Nadando em céu de brigadeiro por contar com investimentos do governo do estado (Policlínica, UPA, asfalto) e governo federal (esgotamento sanitário, mobilidade urbana) intermediados por Ciro e M. Castro, Joel agora tem um dilema pela frente. Agora fiquei pensando cá com meus botões: Será que WD vai chamar os prefeitos para uma conversa ao pé do ouvido, assim como está fazendo com os deputados progressistas? Atentai bem!
VICE 1
Falando nisso, superados os debates sobre a pré-candidatura ou não de Joel à reeleição, a nova "treta" do grupo é sobre a escolha do vice. O vereador Manoel Simplício, atualmente mandatário do Partido Verde, tem se movimentado para emplacar a filha Marisol Simplício na vaga. Dizem que seu Manoel faz mistério sobre quem vai apoiar nessas eleições. Errado ele não está! Até pré-candidato a prefeito ele já se lançou no início do ano, mas parece que o projeto perdeu fôlego...
VICE 2
Enquanto uns querem pegar essa “rebarba”, quem está muito confortável sobre sua situação no grupo “joelístico” é o vice-prefeito, Antônio Reis. O engenheiro agrônomo, professor e ex-diretor do CTF/UFPI é considerado o vice dos sonhos. Discreto e com bom trânsito em várias esferas do governo municipal, Reis que é uma enciclopédia viva, tem forte apoio da ala intelectual, artística e cultural.
NOTA ZERO
A nota zero vai para os pré-candidatos a vereador da Princesa do Sul que não apresentam propostas e acabam se lançando em um jogo sujo de críticas sem nexo e que beiram o populismo barato. Semana passada aconteceu um episódio controverso. Uma pré-candidata a vereadora lançou um vídeo ácido e com temperos de ódio contra os profissionais de saúde do Setor Covid-19 da FUNASA em Floriano. Detalhe: ela só esqueceu de falar que recebeu tratamento VIP no local. Criticar sem apresentar algo construtivo é complicado...
NOTA DEZ
Sem dúvida vai para a equipe de profissionais do Setor Covid-19 da FUNASA em nome da Dra. Kívia Resende, diretor técnica do centro. A enfermeira tem conduzido com maestria uma equipe pequena, mas que se garante. Nas últimas semanas, o volume de atendimentos praticamente triplicou, mas eles não regrediram um passo. Estão firmes na missão. Nas próximas semanas, os heróis da saúde vão receber reforços. Serão contratados enfermeiros, técnicos, médicos e outros profissionais entram em campo.
Sobre o autor: Denilson Avelino é jornalista e cientista político. Natural de Floriano é diretor geral do Portal Oxen. Rapidinhas da Política é veiculada toda segunda-feira.
Foto de capa: João Brito Jr/ OitoMeia
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar