RSS
  Whatsapp

Floriano não elege nenhuma mulher; Daguia do Edgar e Aldete suplentes

Compartilhar

 

Com a abertura das urnas no último domingo e a consolidação dos eleitos pela justiça, algumas surpresas vieram à tona. Infelizmente, nenhuma das 34 mulheres que colocaram seus nomes à disposição, conseguiu se eleger. As candidatas que ficaram na melhor posição foram Daguia do Edgar (723 votos) e Aldete Reis (428 votos).

No caso da vereadora Daguia do Edgar, que tentava a reeleição para o quinto mandato, foram quase vinte anos como parlamentar. A votação abaixo do esperado pegou muitos conhecedores da política de surpresa, pois a reeleição da parlamentar era dada como certa. Dessa maneira, ela fica na terceira suplência da Coligação "Floriano é do amor e da esperança", liderada pelo candidato a prefeito derrotado, o suplente de deputado estadual, Marcus Vinícius Kalume. "Foi uma surpresa, pois Daguia e sua família sempre estiveram envolvidos com política local e costumam ser campeões de votos.

Há duas suposições para a derrota nas urnas. A primeira foi, talvez, pensar que já teriam uma eleição "fácil", mas não existe eleição fácil. A outra linha de pensamento é mais objetiva. A população queria mudança e como Daguia do Edgar estava caminhando para o quinto mandato, a população decidiu mudar", disse um analista ouvido pelo Oxen.

Já Aldete Reis, com apoio do irmão e reverendo Almir Reis, ficou na quarta suplência da coligação "Floriano cada vez maior", liderada por Antônio Reis e Joab Curvina e vencedora das eleições. Pela votação, Aldete deve ser contemplada na gestão 2025/2028 de Antônio Reis. Por fim, com isso, o parlamento municipal estará representado majoritariamente por homens, o que na visão de uma cidade politizada como Floriano é um retrocesso.

Mais de Cidade