"Bença" é um projeto audiovisual composto por curtas-metragens documentários, cujo objetivo é resgatar e preservar as memórias de vida de um povo muitas vezes esquecido. O projeto se propõe a mapear e registrar rezadeiras e rezadores, bem como benzedor e benzedeiras da Região de Floriano, no Piauí, e Barão de Grajaú, no Maranhão. Essa prática cultural e religiosa imaterial é parte integrante da identidade do povo nordestino.
O projeto "Bença" é dirigido e roteirizado por Paulo de Tarso Tapety, produtor cultural, educador e pesquisador das áreas de relações étnico-raciais. A direção de arte é assumida por Rafael Bezerra, também produtor cultural e designer, enquanto a montagem e edição são realizadas pelo fotógrafo e vídeomaker Igor Cruz.
Em seu primeiro episódio, que será lançado no dia 13 de maio, o documentário "Bença" presta uma homenagem à data da abolição da escravatura no Brasil, além de celebrar o Dia dos Pretos Velhos. O episódio narra a história de Dona Tomázia, uma rezadeira da cidade de Barão de Grajaú. Com sua sabedoria popular e sua fé, Dona Tomázia oferece benzeções, aconselhamentos, curas e preces à comunidade de Barão de Grajaú e também de Floriano. Aos 73 anos, ela representa um tesouro de conhecimento ancestral, dedicando-se magnificamente ao bem-estar de seu povo.
O diretor Paulo de Tarso Tapety compartilha a intimidade desse resgate: "A ideia desse resgate é bem mais íntima do que se pensa. Tenho contato com a cultura de rezadeiras desde muito novo, pois minha avó, Socorrona do Cacimbão, ali do Bairro Caixa D’água, foi uma exímia rezadeira e eu a auxiliava em algumas práticas. Então, é um resgate também pessoal."
Tarso enfatiza a importância do material produzido: "Esse material, tanto o documentário sobre Dona Tomázia que será lançado agora, quanto os que virão sobre outros nomes, servirão para as gerações futuras lembrarem de uma prática tão bela, tão empática e que muitas vezes é esquecida e não praticada devido ao preconceito e à sua fundamentação na oralidade."
O primeiro documentário do projeto é financiado pela Lei Paulo Gustavo, com o apoio da Prefeitura Municipal de Barão de Grajaú, da Comunidade Espírita-Cristã Joanna de Ângelis e do Projeto Nova Terra.
No dia 13 de maio de 2024, às 19h, não perca a estreia do documentário "Bença". Disponível gratuitamente através do Canal do YouTube "Bença", se emocione com essa incrível história de Dona Tomázia e sua jornada de sabedoria e fé.
INFORMAÇÕES:
Telefone: (89) 99425-9417
E-mail: benca.docs@gmail.com
Instagram: @bencadocs
TikTok: @benca.docs
YouTube: Bença
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar