O Bloco da Prevenção realizou nesta terça-feira, dia 05, sua primeira atividade de conscientização voltada às escolas sobre o HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Floriano. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), a ação foi construída em conjunto com os alunos de enfermagem da Universidade Federal do Piauí.
Durante o evento, os jovens e adolescentes, entre 15 e 24 anos, foram envolvidos em uma roda de conversa informativa, dinâmicas interativas e competições, com prêmios para o grupo vencedor e para os mais engajados e participativos. O objetivo principal foi fornecer informações precisas e relevantes sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV/Aids, além de promover uma discussão aberta e saudável sobre sexualidade e saúde.
Os alunos de enfermagem da UFPI desempenharam um papel essencial na facilitação das atividades e na orientação dos participantes, conduzindo o momento e proporcionando uma abordagem holística e fundamentada em evidências sobre saúde sexual e sobre as vivências dos jovens e adolescentes.
"A educação é a chave para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, e iniciativas como o Bloco da Prevenção desempenham um papel fundamental na conscientização e no empoderamento dos jovens", destacou a enfermeira Hérica Leal, diretora técnica do CTA de Floriano. Além das ações educativas, os profissionais do CTA realizaram testagem rápida para HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C, para os participantes acima de 16 anos.
O sucesso da iniciativa reflete o compromisso em promover a saúde e o bem-estar dos jovens, preparando-os para tomar decisões informadas e responsáveis em relação à sua saúde. O Bloco da Prevenção continuará sua missão de educar e capacitar a juventude, visando a construção de uma sociedade mais saudável e consciente.
Fonte: Prefeitura Municipal de Floriano
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar