RSS
  Whatsapp

Gestor do Piauí participa de evento sobre  os desafios da política educacional do ensino fundamental

Rodrigo Torres participou em Brasília do Seminário Nacional Escola das Adolescências.

Compartilhar

 

O superintendente de Gestão Executiva da Secretaria da Educação (Seduc), Rodrigo Torres, participou, nessa sexta-feira (1º), em Brasília, do Seminário Nacional Escola das Adolescências: compromissos de uma política nacional para os anos finais do ensino fundamental, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB).

O evento teve como objetivo apresentar os elementos organizadores da estratégia do ministério para avançar na melhoria da oferta dos anos finais do ensino fundamental, trazendo a oportunidade de educadores de outros estados discutirem o assunto.

Rodrigo Torres, que estava representando o secretário da Educação, Washington Bandeira, apresentou as ações que o Piauí tem feito, tanto para tornar as escolas da rede pública estadual mais atrativas, quanto as ações do Pacto Pela Educação, que trabalha com um regime de colaboração apoiando os municípios a também melhorarem a oferta do ensino fundamental.

“Discutimos nesse seminário os desafios da política educacional, em especial para tornar a escola mais atrativa para as crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, que é uma fase fundamental para que o aluno permaneça na escola e que tenha um bom desenvolvimento”, declarou o superintendente.

O encontro debateu compromissos de uma política nacional para os anos finais do fundamental, etapa da educação básica que possui uma grande complexidade de desafios, entre eles, de organização das transições entre etapas e a individualidade dos adolescentes. Durante o seminário, foi exibido o documentário "Esquecidos: crise nos anos finais do ensino fundamental", realizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes), da Universidade de São Paulo (USP).

A estratégia do seminário buscou valorizar a etapa de desenvolvimento em que os estudantes se encontram, focalizando oportunidades de aprendizagem, estabelecendo apoio às transições escolares e constituindo formas de reorganizar tempos e espaços para instituir um currículo intencional que amplie e articule diferentes experiências formativas.

Fonte: Governo do Estado do Piauí

Mais de Piauí