Os eleitores da Holanda votaram nesta quarta-feira (22) nas eleições gerais do país e, de acordo com as pesquisas de boca de urna, o favorito é Geert Wilders, do Partido da Liberdade (PVV), um grupo político anti-islâmico.
Se Wilders vencer, uma coalizão de direita com uma forte linha anti-imigração deve passar a governar o país.
Após a votação, ele afirmou que o partido dele não pode ser ignorado, e que agora é o momento de negociações para formar alianças.
As pesquisas mostravam que a disputa estava entre Wilders e o líder trabalhista Frans Timmermans.
A candidata governista era Dilan Yesilgoz, sucessora do primeiro-ministro interino Mark Rutte. Ela foi a favorita durante grande parte da campanha.
As principais questões para os eleitores holandeses incluem como reagir às mudanças climáticas, o aumento do custo de vida e o desejo de restringir a imigração.
O Partido da Liberdade deve fazer uma aliança com um partido centrista recém-lançado, conhecido como "Novo Contrato Social".
É necessário ter 76 assentos necessários para a maioria.
A eleição foi convocada quando o governo de Rutte caiu, em julho, devido a divergências sobre como restringir o fluxo de pessoas que buscam asilo.
Fonte: G1.com
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar