Com o objetivo de capacitar profissionais da educação para serem responsáveis pela implementação do programa Oportunidade Jovem em suas escolas e se tornarem formadores do programa na rede, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Itaú Educação e Trabalho (IET) e o Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE), está realizando nesta quinta-feira (05) um Encontro de Formação do Programa Oportunidade Jovem Eixo Aprendizagem Profissional.
O encontro que será realizado durante dois dias (05 e 06 de outubro), na Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), em Teresina, é destinado às equipes da gestão escolar, como coordenadores de eixo e articuladores, gerentes regionais, técnicos da Educação Profissional e Técnica (EPT) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das Gerências Regionais de Educação (GREs).
A formação está capacitando profissionais de 13 escolas para fortalecer a política de aprendizagem profissional, contribuindo para inserir o jovem no mundo do trabalho com uma contração pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Dentre as atividades realizadas, estão: palestras, apresentação das atribuições dos profissionais envolvidos na aprendizagem profissional e planos de ação, habilitação das escolas no Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional (CNAP), construção do calendário, do resumo e cadastramento dos cursos, dentre outras.
Presente na formação, o secretário da Educação, Washington Bandeira destacou que o Piauí é o estado com o maior número proporcional de matrículas no Ensino Profissional, Técnico e Tecnológico. “Nós já temos 29% das nossas matrículas de Ensino Médio integradas ao ensino profissional e técnico e avançaremos para mais. Até agora já foram mais de 15 mil matrículas nos cursos técnicos desse programa que denominamos Seduc Tec. Estamos conectando a escola de Tempo Integral com o Ensino Profissional, Técnico e Tecnológico, voltado para as áreas da economia do futuro e que possuem uma demanda de mercado e empregabilidade muito presente e promissora para os nossos jovens. Estamos conectando tudo isso também com o conhecimento sobre a inteligência artificial e com um programa de oportunidade para os nossos jovens, garantindo bolsas para nossos estudantes”, declarou o secretário.
Para o ex-secretário de Educação Profissional do Mec e professor da FGV, Aléssio Trindade, o programa representa um marco muito importante para o Piauí. “O programa Oportunidade Jovem é algo único no Brasil porque está trabalhando pensando nos jovens, conectando a escola com o mundo do trabalho. Com essa formação, estamos operacionalizando para que o Oportunidade Jovem possa ser durante o Ensino Médio. A própria escola pública que forma, será a mesma que dá a oportunidade ao jovem. Mais uma vez o Piauí está abrindo portas”, finalizou o professor.
Fonte: Governo do Estado do Piauí
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar