O governador Rafael Fonteles recebeu, na manhã desta quarta-feira (04), o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi). O órgão, que está completando 30 anos em 2023, tem um trabalho importante no incentivo e investimento a pesquisas científicas e tecnológicas no estado do Piauí.
Durante a conversa, Rafael Fonteles demonstrou a importância da fundação em apoiar projetos que andam em sintonia com as demandas da sociedade piauiense, além de trilhar caminhos para projetos inovadores. “O investimentos feitos pela Fapepi são antenados e sintonizados com as demandas no setor público e privado. As nossas universidades e pesquisadores têm que estar gerando soluções efetivas para tornar nossos potenciais mais conhecidos e melhor aproveitados pelo mercado, gerando soluções para melhorar a vida do povo piauiense”, declarou Fonteles, que falou ainda sobre as bolsas que estão em andamento e outros programas que estão sendo estudados.
“São bolsas de mestrado, doutorados e pós-doutorados, que foram reajustadas no início do governo e ampliado o número de bolsas. Teremos ainda o edital da Tecnova 3, que é um edital de fomento para empresas de tecnologia, para fomentar inovação. Temos também o programa centelha, que também é voltado para empresas que estão nascendo e têm ideias inovadoras e querem trabalhar para se tornar startups. Então, são vários programas, além dos grupos de pesquisa que reúnem profissionais renomados das universidades e instituições”, detalhou o governador.
O presidente da Fapepi, Prof. João Xavier, se declara empolgado com os trabalhos desenvolvidos pela Fapepi. Ele conta que os grupos de trabalhos dentro das universidades estão sintonizados com as demandas de desenvolvimento. “Estamos muito animados, os grupos dentro das universidades e institutos estão muito sintonizados e engajados com o projeto de desenvolvimento do nosso estado “, finalizou.
Fonte: Governo do Estado do Piauí
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar