RSS
  Whatsapp

Hospital Natan Portella inicia jornada de cuidados personalizados para trabalhadores

O programa visa aprimorar o atendimento aos trabalhadores, fornecendo cuidados de enfermagem individualizados e abrangentes, que vão além da assistência médica.

Compartilhar

 

O Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (IDTNP) iniciou mais uma ação na promoção da saúde e bem-estar dos trabalhadores com o lançamento do Programa de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) em Saúde do Trabalhador. O programa visa aprimorar o atendimento aos trabalhadores, fornecendo cuidados de enfermagem individualizados e abrangentes, que vão além da assistência médica.

O Processo de Enfermagem desempenha um papel vital nessa iniciativa. “O Processo de Enfermagem capacita os enfermeiros para tomar decisões mais assertivas e fornecer cuidados adaptados à singularidade e individualidade de cada trabalhador, não se limitando apenas à identificação de problemas de saúde, mas também abrangendo a prevenção contra agentes de riscos ocupacionais e a promoção da saúde física e mental”, explicou Jucileide Alves, enfermeira do trabalho do Serviço Especializado de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do IDTNP.

Uma das características distintivas do projeto é o foco na integralidade. Os profissionais de saúde do SESMT IDTNP não apenas tratam doenças ocupacionais, mas também acompanham de perto as não ocupacionais, reconhecendo que a saúde global do trabalhador é crucial para seu desempenho profissional e qualidade de vida. Além disso, a reabilitação é uma parte integrante do programa, garantindo que os trabalhadores possam retomar suas atividades laborais com segurança após enfrentar desafios de saúde.

O diretor geral do IDTNP, o médico Dr. Jurandir Martins, falou sobre a importância da implantação do SAE. “A saúde dos trabalhadores é uma parte vital de uma sociedade saudável, e o IDTNP está na vanguarda desse compromisso. Somos reconhecidos também pelo nosso Serviço Especializado de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), pela assistência e acompanhamento que damos aos nossos funcionários. E essa assistência ao trabalhador também se reflete na assistência que damos aos nossos pacientes”, enfatizou ele.

Fonte: Governo do Estado do Piauí

Mais de Piauí