Foi realizada de 02 a 05 de setembro, pela Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMAN, a Campanha de Prevenção e Combate à Poluição Atmosférica e Mudanças Climáticas 2023, com o tema “Cuidar do ar por um ambiente mais saudável”.
Durante quatro dias, os técnicos do Departamento de Educação Ambiental promoveram ações de conscientização quanto à ocorrência de queimadas, que aumentam consideravelmente durante os meses de “B R O BRÓ”, período mais quente do ano, oferecendo risco à saúde da população, das plantas e dos animais e trazendo prejuízos irreparáveis ao meio ambiente.
No primeiro dia da Campanha, no último sábado (2), a SEMAN esteve na comunidade Amolar realizando a doação de 120 mudas nativas e frutíferas, além de orientações e sensibilização a respeito da poluição atmosférica. “Com a distribuição de mudas incentivamos o plantio para compensação das áreas que sofrem com essa prática terrível, que são as queimadas, e põem em risco o meio ambiente, a saúde da população, da fauna e da flora brasileira”, disse Haila Oka, secretária da pasta.
O segundo dia da Campanha foi marcado pela divulgação de um vídeo nas redes sociais da Prefeitura de Floriano, por meio do Instagram oficial, trazendo um alerta do diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil no Piauí, Werton Costa, que informou como atravessar o período mais quente do ano.
Na última segunda-feira (4), terceiro dia da programação, a SEMAN promoveu uma oficina para os alunos do 2° ao 5 ° anos da Escola Municipal Guida de Miranda. Na oportunidade, foram trabalhadas com as crianças as principais consequências desse tipo de poluição para a saúde, por meio de cartazes, atividades e videoaula.
Encerrando as ações da Campanha, nesta terça-feira (5), as equipes do Meio Ambiente realizaram uma blitz de prevenção às queimadas em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), repassando informações aos motociclistas e motoristas que trafegavam pela BR-230, alertando para os grandes incêndios florestais neste período de seca.
Visando combater o número de ocorrências de fogo em Floriano, a Secretaria de Meio Ambiente orienta à população para o canal de denúncias em caso de queimadas, que poderão ser feitas através da Ouvidoria Municipal, por meio do telefone (89) 99448-2590.
Fonte: Prefeitura Municipal de Floriano
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar