Em mais uma ação realizada através da parceria da Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (SMDR), com o Sebrae/PI – Regional de Floriano, que desenvolve o projeto AgroNordeste junto a 40 ovinocaprinocultores da microrregião de Floriano atendidos pelo projeto Rural+, três equipes formadas por técnicos da SMDR e do Sebrae passaram a quinta-feira (20) visitando pelo menos 18 localidades, coletando amostras de fezes de caprinos e ovinos, para a realização de exames.
A ação iniciada na quinta seguiu durante a manhã desta sexta (21), com a análise do material coletado, com o uso da tecnologia de OPG, em laboratório móvel montado na própria secretaria. A realização dos exames foi acompanhada pelo prefeito Antônio Reis Neto, secretário da pasta, Chico Alves, dos consultores do Sebrae, veterinário Dr. Joaquim Bezerra e Carlos Neri, e zootécnicos da secretaria, Ricardo e professor Pedro Alves , veterinário Clemente Carvalho(SMDR), e Jean Eufrásio, diretor de Agricultura.
A proposta da ação, que integra as atividades do programa Rural+ desenvolvido pela SMDR, é melhorar a qualidade de vida dos animais com o diagnóstico, tratamento com campanha de vermifugação e controle de doenças parasitárias, de forma a organizar a produção dos criadores de caprinos e ovinos inseridos no projeto, promovendo, ainda mais, a melhoria genética dos rebanhos.
O Programa Rural+, implantado em 2022 pela Prefeitura de Floriano, beneficia 40 criadores de animais da microrregião, que foram contemplados com a doação, para cada um, ou de um reprodutor de caprino da raça Savana ou de um reprodutor de Ovino, da raça Berganês. A ideia da prefeitura é melhorar a qualidade genética de ovinos e caprinos, fortalecendo a cadeia produtiva de carne e leite desses animais. O programa Rural+ também vem desenvolvendo ações nas cadeias produtivas da Apicultura, Psicultura e Horticultura.
Fonte: Prefeitura Municipal de Floriano
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar