A lei de N° 1153/2022, de autoria do vereador Carlos Eduardo Kalume, que “institui a esterilização de caninos e felinos como função de saúde pública e método oficial de controle populacional e de zoonoses”, no município de Floriano, na manhã desta sexta-feira (7) passou a ganhar efetividade.
A sanidade e o controle populacional de animais domésticos são temas de extrema importância, considerando que tais fatores interferem diretamente no meio em que vivemos e na saúde pública.
“Castrar o animal de estimação e também aqueles em situaçao de rua é uma decisão muito importante, não apenas para quem tem um cão ou gato em casa, mas para todos que amam os animais e ficam indignados ao ver que eles são abandonados por estarem doentes ou porque os donos não quererem os filhotes”, relatou o vereador Carlos Eduardo.
A conscientização é, sem dúvida, fundamental para diminuir a superpopulação de animais nas ruas, prevenir doenças e prolongar a vida e vitalidade de todos os animais. Além disso, a superpopulação de cães e gatos domésticos gera problemas para os seres humanos, onde ninhadas indesejadas frequentemente abandonadas acabam em situação não domiciliada ou semi-domiciliada, com acesso as ruas, estando sujeitos a maus tratos, envolvendo-se em acidentes de transito, mordeduras e participando da cadeia de transmissão de zoonose.
“Cidades como Oeiras e Picos, o projeto de castração de cães e felinos já havia ganhando efetividade. Floriano precisava avançar no controle de zoonoses. Com o apoio do grupo Ecocats e de todos os cuidadores e protetores de animais de Floriano, fortalecemos essa ideia e apresentamos na câmara. O projeto ganhou força e tivemos a subscrição de todos os parlamentares da CMF. Hoje, ficamos felizes em ver essa lei saindo do papel e fazendo parte do cotidiano das pessoas e dos nossos animais”, conclui o vereador Carlos Eduardo.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar