RSS
  Whatsapp

Marinha dos EUA envia equipamento para içar objetos no mar para região de buscas pelo submarino que sumiu

Mesmo que o submersível seja localizado, resgatá-lo apresenta enormes desafios logísticos, dadas as condições extremas a quilômetros de profundidade.

Compartilhar

 

A Marinha dos Estados Unidos está enviando um sistema especializado de resgate capaz de içar objetos submarinos grandes, volumosos e pesados, como aeronaves ou pequenas embarcações, na esperança de encontrar o submarino que sumiu em uma viagem para visitar os escombros do Titanic.

O submarino turístico que sumiu pesa mais de 9 toneladas, bem menos do que a capacidade desse sistema da Marinha dos EUA, que é projetado para levantar mais de 27 toneladas das águas do mar.

O sistema é equipado com um guincho de tração.

Mesmo que o submersível seja localizado, resgatá-lo apresenta enormes desafios logísticos, dadas as condições extremas a quilômetros de profundidade.

Buscas pelo submarino
No domingo (18), um submarino turístico com cinco pessoas a bordo começou um mergulho até os destroços do Titanic, a cerca de 3.800 metros de profundidade no Atlântico. Cerca de 1 hora e 45 minutos depois, a embarcação perdeu a comunicação com a superfície.

A Guarda Costeira dos EUA está liderando a operação de busca pelo submarino.

Na terça-feira, aviões canadenses que participam essas operações captaram ruídos que podem ter sido emitidos pelo submarino que sumiu. Nesta quarta-feira também foram detectados ruídos, que parecem ser batidas.

As autoridades afirmaram que os sons podem não ter origem na embarcação, mas mesmo assim toda a operação foi rearranjada para focar nas regiões onde esses ruídos foram capturados.

Veículos operados remotamente (ROVs) foram enviados à área onde aeronaves canadenses registraram os ruídos.

O suprimento de ar a bordo do submersível pode se esgotar até a manhã de quinta-feira.

Fonte: G1.com

Mais de Mundo