RSS
  Whatsapp

Florianenses relatam golpes e ameaças: "Minha família está com medo"

Compartilhar

 

O Portal Oxen recebeu nesta terça-feira, 02, uma série de denúncias da ação de golpistas em Floriano. Segundo relatos de vítimas que não quiseram ser identificadas, os bandidos agem da mesma forma e sempre se apresentando como “chefões” do tráfico. Para quem tem o mínimo de conhecimento da ação criminosa é fácil de identificar que se trata de um golpe, mas pra maioria da população que desconhece esse tipo de ação, os meliantes conseguem ludibriar com facilidade. Em áudios exclusivos, um dos “chefes” entra em contato com a vítima e faz as ameaças claras afirmando que recebeu informações de que a pessoa do outro lado da linha estaria entregando o “tráfico” à polícia.

Em outro relato que a redação do Portal Oxen recebeu a vitima é pressionada por mensagens de texto que relatam “quatro carros e cinco homens fortemente armados para executar sua família”. Tudo não passa de chantagem emocional. Mas uma das vítimas afirma que mesmo tendo certeza que não se passava de um golpe, as mensagens mexeram com o emocional da sua família. “Minha mulher estava sem dormir. Me ligaram por volta das 3h da manhã. Tentei acalmá-la, mas ainda assim ela ficou com medo”, disse.

Vários internautas entraram em contato com a nossa reportagem e fizeram um relato que pode ser fio condutor para a polícia investigar. Segundo eles, as ligações e mensagens dos bandidos começaram depois que publicaram seus números telefônicos em grupos do Facebook de vendas. "Já recebi três ligações no dia. Se você der margem, eles fazem uma lavagem cerebral", cita uma fonte. Em alguns casos, a audácia dos bandidos é tamanha que chegam a salvar a foto da vítima e colocam uma descrição com a seguinte frase: "Decretada a morte do X9".

O professor de Direito e polícia civil, Joffreson Santos, explica que este tipo de golpe se popularizou no país há alguns anos devido aos compartilhamentos de dados e acesso fácil das organizações criminosas a essas informações. “Eles pegam números aleatórios e enviam mensagens em massa e, infelizmente, algumas pessoas depositam dinheiro ou fazem transferência viam pix. Nossa orientação é que sempre desconfie desse tipo de ligação e ao constatar o golpe, procure a polícia para fazer um boletim de ocorrência”, explica. Segundo o especialista, se enquadram dois crimes: estelionato e extorsão.

Enquanto no estelionato comum a pena é de 1 a 5 anos de prisão, na fraude eletrônica, ela vai de 4 a 8 anos e pode ser aumentada em até 2/3, caso o crime seja cometido com uso de servidor (computador para armazenar dados) que esteja fora do Brasil. Conforme artigo 158 do Código Penal, o crime de extorsão caracteriza-se pela conduta de constranger alguém a fazer, tolerar ou deixar de fazer algo, sob violência ou grave ameaça, com objetivo de obter vantagem indevida. Trata-se de crime contra o patrimônio, com pena que pode variar de 6 a 12 anos de reclusão e multa, se o crime for cometido mediante restrição da liberdade da vítima para a obtenção da vantagem econômica. Nesse tipo de crime, geralmente é exigido algum ato ou colaboração da vítima.

Mais de Cidade