RSS
  Whatsapp

Pesquisa de baronense é destaque ao analisar atropelamentos em São Paulo

Compartilhar

 

        A pesquisa foi realizada pela professora Ruth Aires, natural de Barão de Grajaú. O levantamento da USP investigou a influência de fatores sobre a incidência de atropelamentos que ocorrem na cidade de São Paulo envolvendo principalmente pedestres. Os pontos críticos de acidentes de trânsito são os distritos da Sé, do Belém, do Bom Retiro, do Brás, do Cambuci e da República, regiões onde se concentram os Polos Geradores de Viagens (PGV), empreendimentos e construções (shopping centers, hospitais, templos religiosos, arenas esportivas e grandes condomínios) que demandam elevada circulação de veículos e de pessoas e que impactam negativamente no sistema viário.

     O resultado foi baseado em números de atropelamentos fornecidos pela Companhia de Engenharia de Tráfico (CET) referentes aos anos de 2017 e 2018. A autora do trabalho, a engenheira Ruth Otamária da Silva Aires, explica que o objetivo foi identificar os problemas que estariam envolvidos nestes acidentes de trânsito. Os resultados do trabalho serão utilizados nas ações para segurança viária e diminuição de atropelamentos, como implantação de ciclofaixas, semáforos de pedestres, readequação de retornos, entre outros. Segundo o estudo, os pedestres representam o maior número de vítimas fatais de acidentes na cidade de São Paulo.

        Para descobrir os fatores que estariam favorecendo estes eventos, com ferramentas de análise espacial, a engenheira verificou os distritos de São Paulo onde ocorriam os maiores números de atropelamentos, para, em seguida, aplicar um índice (cálculo) para identificar os fatores contribuintes de cada distrito e que poderiam estar influenciando na quantidade de acidentes daquelas regiões. Ruth Aires é Mestre em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2022). Especialista em Georreferenciamento de imóveis rurais pela Unyleya e Engenheira Civil pela Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente é coordenadora e docente do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Ensino Superior de Floriano e subcoordenadora do Núcleo de Pesquisas da FAESF. Engenheira Civil atuante na área de Georreferenciamento de imóveis rurais.

Mais de Piauí