RSS
  Whatsapp

Educação abre Semana Pedagógica para o ano letivo de 2023

O evento realizado pela Secretaria de Educação discutiu planejamentos estratégicos e grandes expectativas para avançar ainda mais na educação

Compartilhar

 

Na preparação para o início do ano letivo de 2023 com planejamentos estratégicos e grandes expectativas para avançar ainda mais na educação, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nesta segunda-feira (23), a abertura da Semana Pedagógica.

“Hoje damos início ao ano letivo. E nós precisamos sistematizar as propostas para a educação e sobretudo entendermos que nós estamos fazendo um trabalho em educação que requer um envolvimento muito forte, pois o resultado não é um resultado de alguns, mas o resultado de uma rede enorme”, declarou o superintendente de Educação Básica, Antônio Amaral.

O evento ocorreu no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Prof. João Olímpio Mendes de Melo (Premen Norte) e também contou com a presença da superintendente de Ensino Superior, Viviane Carvalhedo; do superintendente de Gestão, Rodrigo Torres; do superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (SUETPEJA), Paulo Henrique; da diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes; da diretora da Educação Técnica Profissional, Adriana Moura; da diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar, Ana Rejane; do diretor da Educação de Jovens e Adultos, Arnaldo Brito; gerentes regionais, dentre outros profissionais de educação.

“É a partir daqui, dessas conversas, desses pensamentos e dessas diretrizes, que começamos a planejar as nossas estratégias para alavancar a Educação. Nós precisamos entender e incorporar os objetivos estratégicos do Governo, que estão em sintonia com o que precisamos para a Educação do nosso estado”,  reforça a superintendente de Ensino Superior, Viviane Carvalhedo.

Realizado de forma híbrida, presencial e virtual, por meio da transmissão pelo Canal Educação, o evento contou com uma palestra ministrada pelas psicólogas da equipe multiprofissional da Seduc, Raquel Gadelha e Simone Medeiros. Na ocasião, elas retrataram os temas “Acolhimento e Resiliência Emocional”, apresentando práticas acolhedoras e a importância do acolhimento para ações da escola, tanto para o início do ano letivo como para a vida.

“É muito importante tratar o acolhimento e o emocional dos estudantes para fortalecer os vínculos entre a comunidade escolar, promovendo um canal de escuta ativa. Precisamos colaborar para tornar a escola um ambiente acolhedor que facilite o estabelecimento de relações sólidas e saudáveis entre professores e estudantes e contribuindo nos processos educacionais”, afirma Raquel Gadelha.

No encontro também foram tratados assuntos acerca das ofertas de matrículas, metas a serem alcançadas, buscas ativas para inserção dos estudantes na rede, informações do censo e diretrizes e políticas da educação no âmbito da Rede de Ensino Estadual. A programação da Semana Pedagógica se estenderá nos próximos dias 24 e 25 para os profissionais de educação da Seduc.

“É um momento muito importante para o alinhamento das diretrizes das redes, das principais ações e estratégias do nosso plano de governo como também do nosso secretário de educação. Nos próximos dias, quinta e sexta, as nossas regionais farão o desdobramento do que acontece nesses 3 dias para as suas escolas jurisdicionadas. Na semana seguinte, as nossas escolas terão um momento com toda a sua comunidade, liderado pelos gestores e com os professores, vindo ao chão da escola para o planejamento do ano letivo de 2023″, pontou a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes. As aulas têm previsão para serem iniciadas no dia 6 de fevereiro.

“Nós teremos posteriormente reunião com a equipe de gestores das Gerências Regionais de Educação e com os gestores das unidades de ensino para que eles entendam o passo a passo de como esse trabalho irá acontecer. Nós temos que ter esse monitoramento para que possamos ser eficientes nas nossas ações. As gerências e gestores de educação são muito atuantes e só precisam ser acompanhadas e receberem o suporte necessário”, conclui o diretor da Educação de Jovens e Adultos, Arnaldo Brito.

Fonte: Governo do Estado do Piauí

Mais de Piauí