O professor e doutor em Psicologia, João Paulo Sales Macedo, assumiu nessa sexta-feira (27) o cargo de reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), após nomeação realizada pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, que exonerou Alexandro Marinho Oliveira do cargo, que foi recentemente indiciado por estelionato.
João Paulo explicou que assume o cargo de reitor pro tempore, ou seja, de forma temporária, assim como também estava desde 2019 Alexandro Marinho. Ele disse que um dos objetivos da sua gestão é concluir o estatuto para serem escolhidos democraticamente o novo reitor e vice-reitor.
“O nosso desafio é para que a gente possa avançar, quanto antes, na reforma do nosso estatuto, que esteve parado diante da administração anterior, por mais de 8 meses. Precisamos retomar para que ele seja aprovado pelo nosso Conselho Universitário, para que o documento possa ser aprovado em sua versão final pelo MEC e seja iniciado o processo de escolha democrática pela comunidade acadêmica do nosso reitor e vice-reitor pelo prazo estabelecido pelo estatuto”, afirmou.
Ele explicou que a UFDPar ainda está em processo de transição, por isso ainda não possui total autonomia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e que na sua gestão pretende fortalecer a comunidade acadêmica.
“O desejo da nossa comunidade acadêmica é que a gente tenha uma universidade forte, que continue de maneira mais consolidada contribuindo com a formação de profissionais competentes, com os 12 cursos que temos de graduação, os 5 cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu, e com todo um desenvolvimento de produção de conhecimento, de atividades de pesquisa, da inovação e extensão universitária”, afirmou.
João Paulo destacou que pretende ter uma gestão tranquila. “Que possamos avançar com a nossa Universidade do Delta do Parnaíba, com tranquilidade, serenidade e equilíbrio para que a gente possa ter essa universidade que não foi só um desejo da comunidade acadêmica de toda a Parnaíba, mas da região Norte do Piauí, e que a universidade cumpra a sua missão como agente importante de desenvolvimento do nosso estado”, finalizou.
O reitor
João Paulo Sales Macedo já é professor da UFDPar, e possui doutorado em psicologia. Ele atua na área da Saúde Coletiva e Saúde Mental, com foco na formação e prática do psicólogo nas políticas públicas e aspectos relacionados à interiorização da profissão, atuação em contextos rurais e junto aos povos tradicionais.
João Paulo é membro do GT/ANPEPP "Políticas de subjetivação e invenção do cotidiano". Fez parte da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Política, no cargo de vice-presidente da Regional Nordeste, nos Biênios 2017-2018 e 2019-2020.
Ele também integra a Diretoria da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), como secretário, no Biênio 2023-2024.
Fonte: Cidade Verde
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar