O Instituto Federal do Piauí (IFPI) retoma após 13 anos o vestibular tradicional como única forma de ingresso na instituição. A medida faz parte de uma estratégia para evitar a evasão no Instituto e regionalizar o ensino. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (18) na reitoria do IFPI, bairro Santa Isabel, zona Leste de Teresina.
Serão 2.265 vagas ofertadas em 21 cursos em 18 cidades piauienses. Os cursos serão de bacharelado, licenciatura e tecnólogo. O edital será lançado hoje e as inscrições começam dia 10 de novembro e seguem até o dia 12 de dezembro. O interessado deve fazer a inscrição exclusivamente pelo site da instituição.
O reitor Paulo Borges da Cunha conversou com o Cidadeverde.com e afirmou que o retorno do vestibular no IFPI tem como objetivo reduzir a evasão. Segundo o reitor, o Sisu (Sistema Unificado de Seleção) realiza diversas chamadas ao longo do semestre. Segundo ele, isso faz com que muitos alunos ingressem nas turmas na metade do semestre e tenham dificuldades em acompanhar o conteúdo ministrado em salada de aula. Por conta disso, muitos optam por abandonarem o curso.
“Muitas vezes o aluno é chamado no meio do semestre do curso. Esse aluno tem uma grande probabilidade de deixar o curso e se evadir da instituição porque não consegue acompanhar a turma. Nosso calendário acabou sendo prejudicado por conta do Sisu”, relatou o reitor.
Ainda segundo Paulo Borges da Cunha, mesmo com cortes que a instituição vem sofrendo, será possível realizar o vestibular sem prejuízo e concluir o processo em tempo hábil.
Com o retorno do vestibular, a instituição pretende reduzir a evasão que hoje, segundo o reitor Paulo Borges da Cunha, chega a 30% no ano de alunos oriundos do Sisu.
Fonte: CidadeVerde
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar