Apesar de todas as dificuldades impostas pelos dois anos de pandemia da covid-19, a Educação do Município de Floriano conseguiu manter a estabilidade do ensino aprendizagem dos alunos, tendo alcançado média global de 5,5 nos anos iniciais e 4.9 nos anos finais do Ensino Fundamental, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – o Ideb. Os números foram avaliados em reunião no gabinete, com as presenças do prefeito Antônio Reis, dos secretários de Educação, Nylfrânyo Ferreira, Governo, Marcony Alisson, e das diretoras de ensino Hortência Vaz e Solange Barros.
As notas do Ideb foram divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) na última sexta-feira (16), e trazem o resultado das provas realizadas em novembro de 2021. A prova do Ideb avalia os conhecimentos nas disciplinas de português e matemática, é feita sempre em anos ímpares e considera não só o nível de ensino aprendizagem dos alunos, mas também a evasão escolar.
De todas as escolas que participaram três apresentaram um ótimo crescimento: a Escola Municipal Getúlio Vargas que passou de 6,4 no Ideb de 2019 para 6,7 em 2021; a Escola Municipal Raimundo Neiva, de 5,1 para 5,6; e a Escola Municipal Dorinha Carvalho, que passou de 5,6 para 6,1.
Segundo Nylfrânyo Ferreira, a estabilidade apontada pela nota do Ideb mostra que a Educação de Floriano encarou o desafio do período pandêmico com bravura, driblando todas as dificuldades para conseguir, com aulas remotas, manter o nível do ensino. “O importante é termos nos mantido firmes no momento de crise. Agora, já estamos trabalhando para retomarmos o crescimento que vínhamos conquistando”, disse.
Para retomar o crescimento no ensino-aprendizagem, a Secretaria de Educação lançou em julho passado, o Programa Pacto pela Aprendizagem, que engloba projetos de leitura nas escolas; jornada ampliada com aula de reforço para os alunos do 2º ao 9º anos, no contraturno escolar; e, prepara o lançamento do "Pré-Flo", um projeto de revisão nas disciplinas de português e matemática voltado aos alunos do 9º ano que vão fazer o teste seletivo para o IFPI e que também irão participar da prova do Sistema de Avaliação de Ensino do Piauí – o SAEPI, que é a primeira avaliação de aprendizagem em nível de Estado com realização marcada para 28 de outubro.
Fonte Prefeitura Municipal de Floriano
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar