Câmeras de segurança flagraram detentos no telhado da Penitenciária Mista de Parnaíba, no Norte do Estado, durante tentativa de fuga. Os presos saem de um buraco, correm sobre as telhas e em seguida saltam. Contudo, o plano de fuga não deu certo e os detentos foram interceptados por policiais penais antes de conseguir escalar o muro.
O caso ocorreu na tarde desta segunda-feira (12). As imagens mostram que na tentativa de fuga, os detentos quebram algumas telhas e chegam a ficar com o pé preso. Na sequência, aparece um policial penal armado que impede a fuga.
De acordo com o Sindicato dos Policiais Penais do Piauí (Sinpoljuspi), o presídio tem a maior taxa de superlotação no Piauí e abriga 550 presos. Inaugurado em 1990, após a adaptação feita em um antigo mercado público da cidade, na época, o local foi projetado para custodiar 147 presos.
"Com paredes internas de tijolos comuns, teto de madeira, muros baixos e desprovidos de cerca elétrica, aliados à superlotação e baixo efetivo de policiais concorrem para que a penitenciária seja uma das mais frágeis e inseguras do Piauí, potencializando o aumento da criminalidade contra os cidadão trabalhadores residentes no litoral", denuncia o Sinpoljuspi.
A fuga flagrada por câmeras foi a segunda tentativa em dez dias. Anteriormente, oito presos tentaram fugir e também foram impedidos por ação rápida dos policiais penais.
Sejus se manifesta
Sobre a tentativa de fuga ocorrida na tarde dessa segunda-feira (12), na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, a gerência da unidade informa que os presos foram interceptados no momento da ação e não obtiveram êxito na ação.
A Secretaria de Justiça esclarece, também, que reconhece a superlotação, inerente não somente ao Piauí, mas ao sistema prisional brasileiro. A Sejus informa que já teve projeto aprovado pelo Departamento Penitenciário Nacional para a construção de uma nova unidade na região Norte do Estado e que abrirá processo de licitação nos próximos dias.
Fonte: CidadeVerde
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar