A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Saúde, já realizou a entrega de quase 80 dispositivos de locomoção apenas no primeiro semestre deste ano. As informações são do Núcleo Multiprofissional de Saúde em parceria com o Centro Integrado de Reabilitação do Piauí - CEIR.
Um dos beneficiados é o florianense João Pereira da Silva, morador do bairro Pau Ferrado e que tem 101 anos de idade. Seu João recebeu uma cadeira de rodas novinha. O equipamento vai ajudar na mobilidade do idoso.
O diretor do Núcleo Multiprofissional de Saúde, Daniel Gutembergue, diz que a importância de dispositivos como esses entregues se dá pelo auxílio que o equipamento presta no processo de promoção da reabilitação, e com maior independência, das pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência.
O que são os dispositivos de locomoção?
O uso de andador, muleta, bengala e cadeira de rodas são essenciais para a recuperação de pacientes em casos de acidentes, cirurgias ou doenças, bem como para trazer mais qualidade de vida e autonomia.
Nenhum dispositivo será o ideal para todas as situações. A seleção do dispositivo mais adequado depende da força do paciente, resistência, equilíbrio, função mental, funcionalidade e do local onde o indivíduo movimenta-se. As características das doenças, afetando os membros inferiores ou superiores frequentemente determinam qual o melhor dispositivo.
Estes dispositivos são ferramentas indispensáveis para a assistência em reabilitação. No entanto, para serem efetivos, dependem da correta prescrição, confecção, rotina de uso e acompanhamento. O encadeamento destas ações constitui um processo complexo e altamente técnico que, caso não seja seguido com rigor, pode levar à ineficácia do aparelho, piora do quadro da pessoa com deficiência, perda de procedimentos cirúrgicos e até provocar lesões graves e irreversíveis.
Fonte: Prefeitura Municipal de Floriano
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar