RSS
  Whatsapp

Seid e Conede-PI capacitam Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comudes)

A capacitação objetiva orientar e explicar a importância dos Conselhos e dos conselheiros para a efetivação da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade

Compartilhar

 

A Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI) realizaram, nesta sexta-feira (03), no auditório da Seid, uma capacitação para os conselheiros de 26 Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comudes).

A capacitação objetiva orientar e explicar a importância dos Conselhos e dos conselheiros para a efetivação da inclusão da pessoa com deficiência. Durante o evento foram realizadas palestras e orientações sobre os direitos das pessoas com deficiência, educação inclusiva, acessibilidade, dentre outros temas.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, disse que os conselheiros têm um contato mais próximo com a população dos municípios. “Quando se cria um Conselho, não é só o poder público que é envolvido, a sociedade também participa. Dessa forma, todos são orientados e capacitados para buscar melhorias na qualidade de vida das pessoas com deficiência da sua região”, explica o gestor.

De acordo com a diretora de Gestão da Seid e presidente do Conede-PI, Helena Lima, os Comudes trabalham a orientação e elaboração das políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência. “Nessas capacitações, além de explicar como criar um conselho, levamos, por meio de palestras, informações sobre a política estadual para inclusão da pessoa com deficiência”, afirma Helena.

Atualmente, o Piauí possui 41 Comudes implantados e todos serão capacitados para um melhor funcionamento. A Seid, através de recursos de emenda parlamentar da deputada federal Rejane Dias, já doou equipamentos de informática e audiovisuais para todos os Conselhos, proporcionando uma melhor estrutura no atendimento às pessoas com deficiência.


Fonte: Governo do Estado do Piauí

Mais de Piauí