A partir da próxima quarta-feira (04), a campanha de vacinação contra a influenza (gripe) inicia uma nova etapa que inclui outros grupos além dos idosos e trabalhadores da saúde. Os professores e as pessoas com comorbidades serão imunizados em postos drive thru, e as crianças e demais públicos-alvo serão recebidos nas UBS, de acordo com calendário divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).
O esquema montado pela FMS para a próxima semana inclui ainda postos para vacinação contra a covid-19, com públicos e etapas divididas entre nove locais, que funcionam das 9h às 17h. Destes, quatro – o CEU Norte e os terminais do Zoobotânico, Parque Piauí e Itararé – estarão recebendo os grupos que já eram contemplados pela campanha (idosos e profissionais de saúde), que recebem tanto a quarta dose da covid como a vacina da gripe, além de outras pessoas contempladas pela vacina da covid-19 com 12 anos de idade ou mais.
Dois locais – ADUFPI e UESPI Pirajá – receberão professores que trabalhem em Teresina. “Importante frisar que, diferente da campanha da covid que contemplava trabalhadores da educação em geral, a vacinação contra a gripe contempla apenas professores”, ressalta a coordenadora de vacinação em Teresina Emanuelle Dias.
Outros três pontos – Terminal Bela Vista, Terminal Livramento, Terminal Buenos Aires – estarão encarregados de vacinar pessoas com comorbidades, sendo aquelas com 50 anos e mais nos dias 4 e 5 de maio e as com 40 anos e mais nos dias 6 e 7 de maio.
Além dos drive thru, a FMS mantém ainda postos de vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Estes locais estarão encarregados de receber outros públicos menores da campanha, como gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente e caminhoneiros.
Além destes grupos, terá continuidade nestes locais a vacinação das crianças de seis meses a menores de 5 anos, que além da vacina contra a gripe receberão também o imunizante contra o sarampo.
Para evitar aglomerações e organizar o fluxo de pessoas, estes grupos foram divididos pelas quatro semanas do mês de maio, sendo que na primeira serão recebidas as crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes, puérperas e caminhoneiros; na segunda semana será a vez das crianças de 2 anos, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e caminhoneiros; na terceira semana, crianças de 3 anos, pessoas com deficiência permanente e caminhoneiros; e na quarta semana, crianças de 4 anos e caminhoneiros
Para receber a vacina é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina.
Os professores devem ainda apresentar um contracheque atual ou documento que comprove a atividade laboral (últimos 3 meses), expedido pela instituição onde o trabalhador atua, no município de Teresina.
Pessoas com comorbidades devem apresentar um laudo ou declaração que comprove a comorbidade, com assinatura e carimbo do profissional de saúde.
Já os caminhoneiros devem portar um documento que comprove o exercício efetivo da função de motorista profissional do transporte rodoviário de cargas (caminhoneiro).
Fonte: CidadeVerde
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar