O objetivo do encontro é planificar todas as unidades de saúde do município. Ao todo, 26 equipes do Estratégia de Saúde da Família serão capacitadas de acordo com os padrões do Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Albert Einstein. As oficinas e workshops são realizados, nesta etapa, voltados às enfermeiras que compõe as equipes, mas todos os profissionais serão capacitados.
“O programa tem objetivo muito claro que é de reorganizar o atendimento de saúde no município. Uma parceria que já vimos os ganhos de perto na unidade referência do programa em Floriano, e que também é referência no estado do Piauí: a UBS Viana de Carvalho. O atendimento e o acolhimento são os pontos principais nos quais o cidadão vai sentir a diferença, desde a marcadora até o profissional médico”, explicou James Rodrigues.
A capacitação foi realizada no campus Arudá Bucar, da FAESF. Nesta etapa, estão sendo apresentados às equipes do Estratégia de Saúde da Família a figura do “analista de planificação”, que será responsável por acompanhar o desenvolvimento de cada equipe, seja na zona rural ou urbana.
"Estes analistas vão colocar em prática tudo o que será abordado nas oficinas e workshops. Serão implantados os protocolos de atendimento, e como serão realizados os fluxos de encaminhamento da Atenção Primária para a Atenção Especializada. Vamos estudar fluxos e protocolos de atendimento de mulheres gestantes e crianças recém-nascidas", explicou Goreti Pereira, assessora técnica da SMS de Floriano.
Planifica SUS
A estratégia de regionalização tem o apoio do Ministério da Saúde e do Conass, que vem desenvolvendo, desde 2007, a Planificação da Atenção Primária à Saúde (PAPS). A proposta vai além de uma simples capacitação e proporciona o desenvolvimento da Atenção Primária nos municípios, por meio de mudanças efetivas nos processos de trabalho.
Fonte: Prefeitura Municipal de Floriano
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar