RSS
  Whatsapp

Do Edgar e de Dona Bela, conheça as Daguias, únicas mulheres eleitas vereadoras em Floriano

Compartilhar

 

O pleito de domingo trouxe uma renovação de mais de 60% da estrutura da Câmara Municipal de Floriano. Mas apesar dos novos rostos, a participação feminina ainda é muito pouca. Tanto que apenas duas mulheres foram eleitas. O Porta Oxen trouxe a biografia das duas que por coincidência são conhecidas pelo nome de Daguia, mas uma é do Edgar e a outra a de Dona Bela.

Biografia Daguia do Edgar

Maria Daguia Lima de Carvalho, conhecida como Daguia do Edgar, é natural de Passagem Franca no Maranhão e vem de uma família de 10 irmãos, casada com o Edgar Fernandes (ex-vereador) é mãe de 3 filhos, avó de 03 netos. Daguia do Edgar é formada em História pela Universidade Estadual do Piauí e até está legislatura, era a única vereadora mulher no Legislativo do município de Floriano.


Daguia do Edgar e parte da família

Batalhadora, desde muito cedo aos 13 anos de idade teve que trabalhar em casa de família para conseguir estudar ainda em Passagem Franca, em seguida decidiu vir morar em Floriano em busca de uma vida melhor. Aqui, trabalhou no comércio local, ainda no antigo Supermercado Triunfo e também foi vendedora em lojas das roupas.

Ingressou na vida pública incentivada pelo esposo, o ex-vereador Edgar Fernandes que a continua sendo seu braço direito. Hoje, a vereadora Daguia está no 4º mandato de vereadora, desse total, em duas legislaturas ela foi a única mulher no legislativo municipal. Além da função de vereadora, realiza um trabalho social com famílias carentes, onde não divulga, por questão pessoal.

Tem como lema de vida: quem não vive para servir, não serve para viver. Sua família a vê como uma mulher guerreira, corajosa, ousada e determinada. E se inspira na ex-primeira-dama americana Michelle Obama para continuar na política, pois segundo ela, “não há limites para o que nós, como mulheres, podemos concretizar”.

Biografia Daguia de Dona Bela

Maria da Guia da Cruz, mais conhecida como Daguia de Dona Bela é natural de Floriano e tem 51 anos. É filha de Isabel Maria da Cruz e Catarino Camilo da Cruz. A vereadora eleita Daguia de Dona Bela congrega a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Sua história de vida é marcada pela convivência com uma família grande, tem 11 irmãos no qual possui 6 irmãs e 5 irmãos, no bairro Catumbi.

Trabalhou até os 19 anos em uma banca no mercado com sua mãe, vendendo miudezas, depois passou a vender confecção. Anos depois, cursou Técnico em Análises Clínicas, função que exerce há quase 30 anos. Após formada, começou a trabalhar no laboratório São Pedro de Alcântara, determinada, passou no Concurso Público da Prefeitura de Floriano e começou a trabalhar no dia 03 de março de 2008, no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento).


Ao lado do filho, Matheus Cruz

Daguia de Dona Bela é formada também em Assistente Social pela Faculdade Anhanguera. Viúva do Soldado José Francisco Gualberto de Jesus e mãe de Matheus Cruz de Jesus.


Recebendo o diploma de suplente em 2016

Daguia de Dona Bela, foi candidata a vereadora duas vezes, sendo que a primeira vez foi em 2016, na época obteve 553 votos e não entrou na Câmara por questões de legenda. Já na segunda vez, em 2020 com uma votação de 751 votos, foi a 8° vereadora mais bem votada.

Sua principal bandeira será a Saúde e Assistência Social.

Mais de Cidade