A partir de 01 de outubro, o Centro de Referência para Síndromes Gripais de Floriano passa a oferecer mais uma opção de teste para garantir a segurança do diagnóstico do paciente. O novo teste é considerado o “padrão ouro” ou “padrão de referência”, o RT-PCR é o exame que identifica o vírus e confirma a covid-19.
“Para isso, o teste busca detectar o RNA do vírus através da amplificação do ácido nucleico pela reação em cadeia da polimerase”, disse Kívia Resende, Diretora Clinica do CERSIG de Floriano. Mas esse exame, assim como qualquer teste, deve ser realizado no início da doença, especialmente na primeira semana, quando o indivíduo possui grande quantidade do vírus Sars-CoV-2.
Segundo Justino Moreira, médico do Centro de Referência para Síndromes Gripais, as amostras são coletadas através de SWABS (cotonetes) de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta). Um ponto importante é a qualificação do profissional que vai realizar o teste, pois é preciso saber a fase da doença para a coleta da amostra.
O Secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues, destaca que essa ação acontece em parceria com o Laboratório Central no Piauí, o Lacen, e Floriano passa a oferecer o teste de maior sensibilidade. “Assim como a capital, nós fechamos essa parceria e temos a plena convicção que a população será a mais beneficiada”, disse.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar