Com o objetivo de realizar o diagnóstico das necessidades e capacidades dos órgãos municipais de Proteção e Defesa Civil, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), desenvolvem o “Projeto Elos”.
Através do projeto, busca-se fazer um levantamento de informações sobre estrutura e capacidades das Defesas Civis municipais, visando posterior elaboração de proposta de fortalecimento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil nos municípios brasileiros.
O lançamento do “Projeto Elos” foi realizado em 18 de fevereiro de 2021, no qual o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas, convidou todos os órgãos municipais de Proteção e Defesa Civil a responderem o questionário online referente à Pesquisa Municipal em Proteção e Defesa Civil.
A Defesa Civil de Floriano faz parte dos 40 municípios integrantes da região Nordeste que estão aptos e foram selecionados a participar deste projeto e assim possibilitar o fortalecimento da Defesa Civil municipal.
De acordo com diretor, Pablo Enrique dos Santos, importantes ações de resposta tem sido praticadas em Floriano e que foram essenciais para a classificação do município no projeto. Entre elas, estão: ações de prevenção e auxílios de reconstruções de áreas afetadas, distribuição de cestas básicas, entre outras.
Os registros foram encaminhados a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e ao Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) com o apanhado de todos os desastres ocorridos no município para posterior reconhecimento Federal.
As Defesas Civis municipais são consideradas os elos mais importantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec). A partir do diagnóstico, será possível elaborar uma proposta de fortalecimento da implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) nos municípios brasileiros.
Fonte: https://www.floriano.pi.gov.br/
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar