RSS
  Whatsapp

IFPI de Floriano é referência com implantação de energia solar

Compartilhar

 

Com 4 anos de funcionamento, o Campus Floriano reafirma os excelentes resultados do sistema de geração fotovoltaica e os benefícios sociais, ambientais e acadêmicos com a implantação da energia solar.

Ao fortalecer o compromisso com a redução dos gastos públicos e com a responsabilidade ambiental, o Campus já gerou uma economia de, aproximadamente, 400 mil reais ao Instituto Federal do Piauí e proporcionou, até o momento, a redução do lançamento de 450 toneladas de gás carbônico na atmosfera.

Segundo a Direção do Campus, o sistema gerou 1.015.593 kWh, desse total 69% foi autoconsumida pelo próprio Campus e o restante devolvido para concessionária, sendo transformada em desconto na fatura.

Na área da educação, o sistema fotovoltaico tem sido objeto de estudo de pesquisadores do Campus e de outras instituições, além de espaço para estágios e grupos de estudos, temas de palestras, simpósios e seminários.

Para o diretor geral do Campus, Odimógenes Soares, além da economia na conta de luz, o sistema também reflete no contexto educacional, pois os servidores, alunos e colaboradores percebem que projetos sustentáveis são viáveis e muito importantes para a preservação da vida na terra. “Com o investimento numa energia limpa, eficiente e renovável, cumprimos nosso papel socioambiental e nos tornamos exemplo para a sociedade, além das oportunidades que surgem para o Ensino, Pesquisa e Extensão”, acrescenta o diretor.

O diretor destaca ainda que o sistema tem uma longa vida útil, com 25 anos de garantia, durabilidade, baixa manutenção e monitoramento via web server, o que torna o investimento muito rentável para a administração pública.

HISTÓRICO – O sistema de geração fotovoltaica foi adquirido pelo campus, no final de 2015, com o apoio da Reitoria do Instituto Federal do Piauí. Foi feito um investimento total de 1.150.000,00 reais, para contratação do projeto, autorização, treinamento, fornecimento e instalação do sistema.

O sistema utiliza placas solares para a demanda de geração de energia elétrica: são 660 placas instaladas no telhado, que transformam a energia do sol em elétrica e são conectadas à rede de distribuição de energia.

Mais de Cidade