A notícia que tem sido repercutida em muitos veículos de comunicação e grupos de Whatsapp nesta sexta-feira, 07, trata-se de uma fake news. O Portal Oxen foi em busca da informação correta e descobrimos que a história é bem diferente do que tem sido replicada em parte da imprensa.
Para aqueles que não sabem, a UBS FUNANSA em Floriano sempre foi referência em campanhas de vacinação e é considerada a unidade de saúde mais central. Justamente por isso ela foi escolhida para que se fosse implantado o Centro de Referências para Síndromes Gripais que fica encarregado do atendimento de casos suspeitos para Covid-19. Desde março até agora, mais de 7 mil atendimentos já foram realizados no local.
Setor Covid não foi fechado e segue atendimento normalmente
Mas antes, para que pudesse sem implantada, o prédio passou uma reforma que dividiu, literalmente, em dois setores. Por um lado ficou a UBS do Programa Saúde da Família e que realiza o atendimento normal da região. E do outro lado, o setor Covid.
Dito isso, é importante salientar que nenhum dos profissionais dos setores se comunicam, ou seja, não há contato nem de pacientes, nem de trabalhadores.
Fato verdadeiro
A Secretaria de Saúde confirmou que pelo menos 9 profissionais (de 14) da unidade básica de saúde e não do do setor Covid testaram positivo para a doença. Por medida de segurança, a UBS foi fechada e irá passar por um processo de sanitização. Os servidores que testaram positivo foram dispensados por 15 dias e estão sendo monitorados. Os atendimentos da UBS FUNASA foram realocados para a Unidade Básica Helvídio de Holanda Barros, localizada no bairro Manguinha.
Fake News
O que tem sido alardeado e noticiado é que o setor Covid da FUNASA será fechado por contaminação de profissionais. Uma clara tentativa em tentar desqualificar o trabalho da equipe que atende mais de 150 pessoas por dia. Diante dos fatos acima citados e após ouvir alguns especialistas, chegamos ao ponto “x” da questão: se os setores não tem comunicação, onde os servidores da UBS foram contaminados? Bem, a resposta mais plausível é de que um indivíduo tenha levado o vírus para o local e contaminado o restante da equipe, afinal a transmissão da doença está comunitária e qualquer um pode ser suspeito, mesmo não apresentando sintomas.
Secretaria de Saúde desmente boato
O Secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues, esclareceu, que o atendimento na FUNASA, específico do Centro de Referência Covid, não foi interrompido, já que é feito separadamente e por outros profissionais. Desde o início da pandemia apenas 2 servidores (uma atendente e um serviços gerais) foram positivados no centro de referência, o que, de acordo com o secretário, confirma que o local não é um ponto de transmissão, como estariam espalhando.
Outro ponto abordado diz respeito a criação de um novo local de atendimento. James Rodrigues afirma que que ainda não foi criado um novo centro para Covid por falta de profissionais, mas garantiu que ampliou a oferta de profissionais, com a contratação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos laboratoriais e psicólogos.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar